segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Barclays fecha unidade de apoio à fuga ao fisco

A pouca vergonha no mundo da finança, principalmente da alta finança, é de tal ordem que é possível publicar-se a notícia em epígrafe, sem quaisqer consequências para o Banco ou para os seus administradores e gestores.
É verdade, pelos vistos, o Barclays, um dos maiores bancos mundiais, tinha uma unidade cuja função seria ajudar os seus clientes (provavelmente, apenas os que detêm as contas mais gordas) a fugirem à Lei e aos seus deveres cívicos.
Para muitos, esta medida, que deve ter seduzido muitos clientes novos para o Banco e exatamente por esta razão, deve merecer os maiores elogios mas, tenhamos esperança que sejam muitos mais os que se tenham indignado com estes chico-espertos.
Outra questão suscitada por esta notícia tem a ver com a reação que terá despoletado junto dos poderes instituídos nos países em que o Banco atua. Vamos esperar que, no mínimo, as polícias e os magistrados competentes iniciem, desde já, as investigações necessárias para se averiguar a existência e a atuação desses agentes criminosos, as consequências para o Estado da sua ação, os seus beneficiários e para que sejam exemplarmente responsabizados.
Não tenho grandes esperanças, mas ... pode ser que sim!

Sem comentários:

Enviar um comentário